segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quase metade das mulheres do Acre vive em situação de extrema pobreza

Elas representam 45% do universo feminino de todo o Estado
Conferência para discutir políticas públicas para mulheres vai buscar formas de reduzir a miséria e violência. Atualmente metade da população do Acre é de 365 mil mulheres. De acordo com o convite da conferência, enviado à Câmara de Vereadores de Rio Branco, 165 mil mulheres ou 45% do universo feminino do Estado vivem em situação de extrema pobreza.

Verificar esses casos são simples: basta sair da área central da cidade. A miséria atinge todas as idades. Zuleide Santos Duarte, de 62 anos, mora numa casa que está para cair. Durante toda a vida, nunca conseguiu ter uma casa decente para criar os filhos.

Hoje mora numa área alagada, no final do bairro Habitasa. Vive com um salário mínimo, mas está devendo um empréstimo. O que sobra mal dá para comida.

A situação da Zuleide se multiplica pelo Estado. Gigliane Freitas de Souza tem apenas 30 anos. Cria três filhos menores sozinha. O marido está preso e a alimentação das crianças é garantida graças a um repasse mensal do Bolsa Família no valor de R$ 160. Gigliane está na relação das mulheres que precisam de ajuda.

Contar a história de miséria em Rio Branco não precisa de muito esforço: é  só sair da área central da cidade, as casas e as condições de infraestrutura dizem tudo. A Secretaria de Estado de Políticas Públicas para mulheres realizará nos próximos dias 22 e 23, uma conferência para discutir os problemas que assolam as mulheres.

O Governo do Estado já tinha realizado nove conferências no interior. Os dados serão reunidos num grande encontro em Rio Branco com delegados dos municípios.

Em algumas cidades, as políticas devem ser mais especificas: Santa Rosa e Jordão são os municípios onde a pobreza é mais sentida. Em Tarauacá e Sena Madureira é grande o número de mulheres usuárias de drogas e se prostituindo. Em Brasiléia e Epitaciolândia, elas são as preferidas pelos traficantes para o transporte da droga da Bolívia para o Brasil.
fonte:a gazeta.net

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo