terça-feira, 17 de maio de 2011

"Ontem foi o dia dos Cegos"

A Paralisação dos militares trouxe à luz do debate mais uma vez a situação humilhante que passam os jornalistas do Estado do Acre, diante da censura imposta por seus patrões. O episódio envolvendo a jornalista Rose Lima deve ser repudiado mesmo, os profissionais não tem culpa pela situação de ditadura imposta no Acre.

Mas por outro lado, essa mal entendido acabou requentando o debate sobre liberdade de imprensa. Creio eu, que não tem um jornalista político que não recebeu um telefonema pedindo para não publicar fato A ou B pelo bem da democracia ou da tal sustentabilidade.

A Caixa preta da Assembleia Legislativa, por exemplo, por que nenhum órgão de comunicação tem coragem de estampar como manchete? Por que um dos jornais mais renomados do Estado, censurou a matéria sobre as diárias pagas aos deputados que foram participar do evento de formação do PSD? A crise entre Judiciário e Executivo, porque os órgãos de comunicação e colunistas que arrotam moralidade, não escreveram nenhuma linha?

CENSURA!
Não existe outra palavra.

Diante de tal cenário, não chega a ser espantosa a atitude da secretária de comunicação do Estado, Mariama Moremo, na defesa de seu patrão. Tal destempero, de acusar de sórdido o trabalho feito por colegas de trabalho, tem como única razão, o terrorismo imposto à imprensa acreana que ousa falar a verdade sobre esse governo que se instalou ai por 12 anos 120 dias.

Com relação a doação de donativos: aguardem!O assunto terá desdobramentos. Seguindo orientações da secretária, o ac24horas foi checar a veracidade dos fatos.

Com relação ao papel da imprensa acreana, transcrevo abaixo trecho publicado pelo Jornal do Brasil, que completou 120 anos e que nos mostra como é possível, mesmo com a ditadura imposta, de sermos criticos e de escrevermos a verdade. Leia:


O JB foi o jornal que, no anúncio do AI-5, em 14 de dezembro de 1968, para escapar da censura, publicou na primeira página a seguinte previsão meteorológica: "Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máxima: 38º, em Brasília. Mínima: 5º, nas Laranjeiras." Na mesma edição, o jornal trazia a seguinte chamada: "Ontem foi o Dia dos Cegos".

fonte blog do carioca

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo