sexta-feira, 6 de maio de 2011

Prado: “Tráfego de drogas é responsável por 90% dos crimes no Acre”

Para o deputado, a bancada federal e os senadores do Acre precisam agir o mais rápido possível para evitar que a medida do Governo Federal prejudique a Polícia Federal no Estado.


Os debates sobre o corte de orçamento da Polícia Federal continuam movimentados os discursos da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).


O deputado Walter Prado (PDT) fez um apelo a bancada federal na sessão de quinta-feira, 05, para que intervenham junto às autoridades federais na revisão dos cortes de verbas da Polícia Federal, alertando para fragilidade da tríplice fronteira, que pode facilitar a ação dos narcotraficantes na região.


Walter Prado afirmou que a redução nos recursos da Polícia Federal colabora para entrada de drogas no Estado. Ele cobrou uma ação da bancada federal e dos senadores do Estado para evitar que a superintendência do Acre seja prejudicada com a medida do Governo Federal, que prevê uma redução drástica nos recursos da instituição no exercício de 2011. Segundo o parlamentar, quando se fala em segurança pública, o tráfico de drogas é responsável por 90% dos crimes registrados nos municípios do Acre.


“A Polícia Federal faz a repressão do tráfico internacional e as nossas polícias tratam do combate do varejo da droga consumida nas cidades. Agora vejam, precisamos fazer uma grande pressão para que não haja corte na superintendência da PF do Acre”, alerta Prado.


O deputado afirmou que é preciso observa a condição e posição do Acre em relação aos países onde é registrada a maior movimentação de narcotraficantes. “Este é o grande debate que requer urgência. Havendo a impossibilidade da Polícia Federal fazer o combate nas fronteiras, principalmente nas cidades de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, vão se transformar num caos com a ação livre dos traficantes”, enfatiza.


De acordo com Walter Prado, a discussão sobre as drogas não abrange apenas a área criminal, mas abala as relações familiares, promovendo a desagregamento das famílias que sofrem ainda pela falta de políticas publicas no enfrentamento da drogas. “Sem o combate às drogas tudo não se declina a violência em Rio Branco e em nenhuma cidade do Estado pode-se usar polícia disso, polícia daquilo, mas não vai haver redução da criminalidade”, observa.


Outro ponto abordado pelo deputado seria o planejamento conjunto das ações das policias. De acordo com ele, se não houver planejamento para um combate implacável, tanto nas fronteiras, quanto nas cidades através das policias estaduais. “Eu faço esse apelo para evitar as graves ocorrências que podem se intensificar numa perigosa guerra entre as pessoas que vivem do tráfico e as comunidades ameaçadas pela ação dos traficantes”, destaca Prado


Para o deputado, a bancada federal e os senadores do Acre precisam agir o mais rápido possível para evitar que a medida do Governo Federal prejudique a Polícia Federal no Estado. “Fazemos fronteira com países que são grandes produtores de drogas. Se não reforçamos a segurança na fronteira, teremos uma grande entrada de droga no Acre e, conseqüentemente, um aumento na criminalidade”, explicou.


Como sugestão a Mesa Diretora, o parlamentar pediu que fosse enviado documento à bancada federal e senadores do Acre em Brasília para que busque uma alternativa para evitar redução nos recursos da Polícia Federal, principalmente na área de fronteira, região onde acontecem as investidas dos traficantes internacionais.

fonte: contilnet.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo