segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Aumento do nível de águas do Rio Iaco preocupa autoridades em Sena Madureira

Ednaldo Gomes

O nível das águas do Rio Iaco está subindo de forma acelerada por causa das constantes chuvas que atingem a região. De acordo com a Coordenação da Defesa Civil de Sena Madureira, a régua estava medindo 13,05 metros nesta segunda-feira 21, aproximando-se da cota de alerta, que é de 14 metros. Nessas últimas 24 horas, o aumento no volume das águas foi de 23 centímetros.

Esse começo de enchente começa a preocupar as famílias que residem em áreas alagadiças da cidade (Praia do Amarílio, Siqueira Campos, Cafezal, Vietnã e parte do Rosa Gonçalves). No inverno do ano passado, a situação foi tranqüila. "Estamos acompanhando essa cheia do Rio Iaco e nos preparando para socorrer as famílias, em caso de necessidade. Tem chovido muito, principalmente nas cabeceiras dos rios, e isso nos preocupa", relata o representante da Defesa Civil Municipal, Carlos d’Ávila.

Um alerta foi emitido recentemente para quem viaja pelo Rio Iaco. "Pedimos às pessoas que evitem viajar na noite e, principalmente, não levar crianças nessas embarcações. Como estão descendo muitas toras, os riscos de naufrágios aumentam consideravelmente," destaca d’Ávila.

Moradores da Boca do Caeté que trafegam diariamente para a cidade usando a conhecida "Estrada do Tião" se surpreenderam na semana passada. A ponte situada no Igarapé Cafezal foi tomada pelas águas. Para garantir o acesso, a Prefeitura colocou um catraieiro à disposição.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo