quinta-feira, 2 de junho de 2011

A FESTA DA HORA SE APROXIMA

Evandro Ferreira, do blog Ambiente Acreano

O inferno astral vivido por Tião, Jorge Viana e grande parte de políticos e militantes da Frente Popular do Acre em razão do retorno do nosso fuso horário - que eles abominam - vai se encerrar em breve, quando o projeto de lei aprovado no Congresso for enviado para sanção da presidente Dilma Roussef.

Mas eles que não pensem que o final dessa história vai se resumir a isso - a presidente assinar e a lei entrar em vigor 30 dias após a sua publicação, como previsto no projeto do senador Pedro Taques (PDT-MT).

A hora da "vingança final", a "cereja do bolo" para os que foram obrigados a engolir a mudança da hora sem consulta popular tem que ser degustada nesses 30 dias para a entrada em vigor da mudança. É preciso isso para fechar o episódio com "chave de ouro".

Explico: todos lembram que quando a lei que mudou nosso horário foi sancionada pelo presidente Lula, no dia 25 de abril de 2008, foi dado um prazo de 60 dias para que a mesma entrasse em vigor. A razão alegada pelo autor do projeto de mudança era de que a população precisava ser esclarecida sobre as mudanças.

Mais por que 60 e não 30 dias? Foi politicagem? Tentativa de ganhar dividendos políticos durante o processo de esclarecimento público?

Quem viu como a tal campanha de esclarecimento foi conduzida – com material produzido pela agência de publicidade CIA de Selva – chegou facilmente à conclusão de que houve uma tentativa de manipulação psicológica da opinião pública.

Conforme se pode ver nas notas publicadas na época nos blogs que se posicionaram contra a mudança, a tal campanha tentou, entre outros absurdos, alegar que a mudança do fuso horário era um ideal dos revolucionários acreanos. Tudo bancado com recursos públicos usando como desculpa a tal necessidade de esclarecer a população.

E a Frente Popular – via governo do Estado – promoveu, com recursos públicos, a infame "Festa da Hora" no calçadão do Mercado Velho. Lembram? Show com música e discursos dos então "vitoriosos" de uma das batalhas da guerra que se transformou a questão do fuso horário no Acre. Eles venceram aquela batalha, mas perderam a guerra.

Pois bem. Agora, sem rodeios ou desculpas, é chegada a hora dos que se sentiram prejudicados ou injustiçados, de exigir, via seus representantes políticos, que o mesmo governo da Frente Popular do Acre, que por um capricho do destino é dirigido pelo líder dos que defenderam a mudança não democrática da nossa hora, banque uma campanha de esclarecimento à população sobre a mudança da hora que virá. Tem que ser olho por olho: nós, que sempre fomos contra a mudança, temos que ter direito a uma festa da hora também. E no mesmo local.

Queremos que os spots publicitários para a TV tenham qualidade similar aos produzidos em 2008. Queremos também dezenas de outdoors espalhados pela cidade. De preferência informando à população que o Acre decidiu, no referendo do ano passado, pela "hora mais certa".

Vamos nos mobilizar para essa grande festa. Vamos formar um comitê para planejar a campanha de esclarecimento – sem dar vez e voz aos membros da Frente Popular. Para o governo da Frente Popular vamos mandar apenas a conta. Eles tem a obrigação moral e legal de pagar por isso.

Venham todos. O povão, os políticos que lutaram pelo retorno do nosso fuso horário. Vamos todos desfrutar dessa campanha. Não vamos deixar de provar da "cereja do bolo" que irá coroar uma campanha vitoriosa onde a vontade democrática do povo acreano se impôs.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo