segunda-feira, 13 de junho de 2011

UFAC acata propostas de reserva de vagas para estudantes acreanos

Para que a medida seja implantada só falta verificar a legalidade da proposta

Depois de pouco mais de duas horas de debates, a reitoria da UFAC e os parlamentares entraram em consenso: vão estabelecer a cota de 80% das vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino e criar bônus de 5 pontos para os candidatos que vem da escola pública e disputam cursos de período integral como medicina, engenharia, veterinária e agronomia.

Para que a medida seja implantada só falta verificar a legalidade da proposta, embora o MPF já tenha sinalizado para a possibilidade.


A decisão foi tomada pelos professores da Ufac em acordo com os deputados federais Gladson Cameli (PP), Marcio Bitar (PSDB), Eduardo Farias (PCdoB) e representantes da secretaria estadual de educação.


Com isso tentam garantir que os estudantes acreanos não serão penalizados na disputa nacional. A proposta do percentual de 80%, da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), foi defendida pelo deputado estadual Eduardo Farias, em virtude da ausência da parlamentar por problemas de saúde. A reitora da Ufac, Olinda Batista lembrou que a reunião desta segunda-feira, também foi proposta pela deputada comunista.


O boletim do INEP, divulgado às 10:00, informava que 6 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do Enem em todo o país. No Acre , segundo o boletim as inscrições já chegavam a 45.602.

Destes apenas 742 são candidatos que estudam em escolas privadas. Os outros 32.241, são alunos da escola pública de 20 dos 22 municípios do estado, que concluíram o 2º grau. O restante são os chamados treineiros que se alcançarem a média do Enem, terão o direito de receber o certificado de 2º grau e ocuparem a vaga pleiteada.


“Algumas discussões ainda terão que ser feitas, mas nós chegamos a um consenso e eu tenho certeza que a Ufac continuará a receber muito mais estudantes acreanos. Na UFAM- Amazonas e UFC- d Ceará, o mesmo temor ocorreu e em nenhuma das duas foi registrado um aumento de mais de 2% de estudantes de fora, e mesmo assim, apenas para os cursos de medicina”, destacou o vice-reitor Pascoal Muniz.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo