terça-feira, 14 de junho de 2011

"JOGARAM NO VENTILADOR"

O que não podia ser dito sobre Nilson Areal

Leia no texto abaixo que trás algumas das traquinagens do lobo em pele de cordeiro chamado Nilson Areal, mas que ninguém tinha coragem de por no papel, seus escândalos de corrupção, suas fazendas em nomes de “laranjas”, seu furo deixando Fundacre. "A Areal situação da cidade".

O jogo da política em nosso Estado é mesmo comparado a um jogo de xadrez, aqui há políticos e políticos, últimamente, o Acre vem sendo assolado por inúmeras denúncias e escândalos de corrupção dos “anjinhos” da FPA e seus apoiadores, um desses protagonistas é o prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal. Vamos relembrar a história de 2 personagens do nosso Estado: do Município de Sena Madureira e de Nilson Areal.

1. Sena Madureira: Banhada pelos ríos Iaco e Purús, está localizada a 136 kilometros da capital Rio Branco, foi fundada em 25 de setembro de 1904, sendo desde a época aurea da borracha, um dos municipios mais importantes do nosso estado. Na época, Sena era uma das mais importantes cidadelas do Brasil. O Acre era responsável por uma cifra gigantesca do PIB Brasileiro, e Sena responsável por metade da produção acreana.

Sena Madureira ja tinha ares de capital, capital da borracha, da política, dos esportes e eventos como a cavalhada e até meados de 1913 era a mais populosa do Estado com cerca de 16 mil habitantes, possuia uma embaixada de Portugal, correios , telégrafos y outros serviços que para a época era o cúmulo do desenvolvimento acelerado.

Hoje o município se encontra assim…

Uma prefeitura sem recursos para investimentos nos próximos meses e talvez até nos próximos anos, além disso, a máquina municipal está sucateada e requer um um plano urgente de modernização de seu funcionamento.

Com 35.500 habitantes (senso IBGE 2010), a cidade carece de tudo e em nada lembra as benfeitorias deixadas por Toinha Vieira. Não tem rede de esgoto, não há ruas decentemente pavimentadas, coleta de lixo, saúde preventiva, os índios em estado de miséria, mendigando pelos bares da cidade sem nenhuma assistência.

Na feira da cidade a sujeira toma de conta, o que afasta a clientela, não há gestão, muito menos zelo com o local de exposição de alimentos, não há apoio ao escoamento da produção e não é raro faltar alimento na cidade, acreditem!

E os problemas nao param por aí, Sena tem inúmeras praças feitas pelo prefeito, que servem apenas como point de consumo de drogas pelos jovens, que além de desempregados nao possuem opção de lazer, a violência aumenta a cada dia e o presídio eleva o número de presos a toda hora, não há médicos nem medicamentos para atender os mais carente e os pacientes sao levados para morrerem em Rio Branco.

Já aconteceu de diretores e profesores liberarem os alunos mais cedo por falta de merenda escolar ou tirarem dinheiro do próprio bolso para comprarem pelo menos pipoca para enganar a fome das crianças. Sena possui um Estádio que está há 20 anos em obra, na cidade não se sonha nada além de uma conquista interbairros, campeonato estuduais e regionais estão fora de cogitação.

Nem os que já contribuiram para tanta glória têm o merecido descanso, em Sena, o cemitério oficial do município é um convite ao desrespeito, total falta de cuidado com os que ajudaram a construir a cidade, nem a limpeza básica é feita e o lugar está superlotado.
Mas com tudo isso, temos que tirar o chapéu para os que sobrevivem ali, os empresários são uns heróis, pois conseguem sobreviver numa economía, estagnada, a prefeitura não paga aos fornecedores e tudo é muito degavar.

Enfim, sena tem uma população insatisfeita com a situação atual, salvo os poucos que se alimentam e mamam daquela prefeitura, “os paquitos do Nilson”.

2. Nilson Roberto Areal de Almeida, é o segundo personagem de nossa narrativa, casado, 49 anos, 2 filhos e uma extensa história de escândalos, alguns ainda ocultos para a maioria dos acreanos. Acompanhe:

• Administrou a Fundacre, onde na época se envolveu em diversos vexames, desviou tanto que alguns comentam que só nao levou as penelas por que estavam quentes, foi nesta época que surgiu a história do banheiro luxuoso que ele teria feito com dinheiro público em sua casa. E daí, Areal estava mesmo cagando no luxo.


• Prestou serviço para a Prefeitura de Manoel Urbano, mas deve ter visto que aquele pequeno município tão carente de verbas suntuosas, era muito pouco para sua ambição.


• Chegou em Sena, como o filho da terra que retorna para salvar a população sofrida, mera ilusão.


• Tornou-se deputado, mas seus planos eram outros, o de chegar à prefeitura, não importava de que maneira, Nilson prometia até o fundo das calças frouxas se necessário, desde telhas, tijolos, arame, gasolina até uma infinidade de empregos na Prefeitura de Sena.


O prefeito do coração de muita gente, possui um patrimônio milionário, claro nas mãos de laranjas. Uma fazenda em área de assentamento familiar, uma mansão digna de novela, na capital, onde comprou o terreno ao lado só para fazer uma churrasqueira e uma piscina, carros de luxo e camionetes, (deve ser por isso que nao sente os buracos e a falta de pavimentação) e há especulações de que tenha imóveis até fora do Estado.


É mesmo incrível o quão antagônicos estão estes personagens, comparem a vida do prefeito festeiro e rebolativo, Nilson Areal, com a realidade do povo de Sena e veja se não está mesmo uma “maravilha”, como diz o logotipo da administração, SENA PARA TODOS, mas nesse caso, o TODOS se refere a seus amigos e familiares.

Muito se fala de Tarauacá e outros municípios, mas a há situações políticas mais delicadas como esta e nem por isso a população Madureirese se deixa abater.
fonte:blog do Aquiles/sena24horas

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo