quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Globo: Curta premiado é confundido com kit anti-homofobia no Acre

Para produtores, "de forma arbitrária, em uma república federativa cuja Constituição atesta um Estado laico, a sociedade está sendo privada de promover debates.

RIO - Premiado no Brasil e no exterior, o curta-metragem "Eu não quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, foi retirado do programa Cine Educação de Direitos Humanos, no Acre, ao ser confundido com o kit anti-homofobia elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e vetado pela presidente Dilma Roussef. Na trama, um menino cego se descobre apaixonado pelo mais novo colega de sala. Em carta aberta publicada no site da Lacuna Filmes, Ribeiro e a produtora Diana Almeida contam que a censura foi motivada por uma forte reação de líderes religiosos do estadO

A confusão começou quando uma professora da rede estadual escolheu o filme para exibir aos seus alunos. Estudantes, por acreditarem se tratar do kit proibido, levaram a questão a líderes religiosos que mobilizaram deputados estaduais pela suspensão do programa.


As secretarias de educação e direitos humanos do estado explicaram que o programa, feito em parceria com o governo federal, visa estimular o debate sobre o tema e é um desdobramento da 5ª Mostra Latinoamericana de Cinema e Direitos Humanos.

Ribeiro e Diana afirmam na carta que o programa está paralisado e há quem defenda inclusive a sua extinção. Para os produtores, "de forma arbitrária, em uma república federativa cuja Constituição atesta um Estado laico, a sociedade está sendo privada de promover debates. Como pretendemos que adolescentes consigam respeitar a diversidade e formem-se cidadãos lúcidos, pensantes e ativos se informação, arte e cultura (sem qualquer caráter doutrinário) lhes são negadas?".

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo