segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fim da novela: sindicatos e governo aprovam aumento de 20% em quatro vezes

Quem não chora não mama!

Professores e demais trabalhadores da educação estadual decidiram na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Teatro Plácido de Castro, homologar um reajuste de 20% em quatro parcelas. A proposta surgiu na última assembléia geral da categoria, realizada há uma semana, e vinha sendo discutida entre os sindicalistas e a equipe do governo.

As categorias receberão o aumento em quatro parcelas de 5%. A primeira sai em julho desse ano e as três seguintes em janeiro, julho e dezembro de 2012. No caso específico dos professores, a “puladinha” de setembro será antecipada também para julho, o que deve reforçar o poder de compra da categoria, que sofreu desvalorização de 16,12% nos últimos 3 anos.

“Mais uma vez os professores licenciados mostraram a força da sua organização e da sua categoria, o que mostra que juntos nós sempre podemos mais. Todos estão de parabéns, os sindicatos em geral que se mostraram aguerridos, as categorias que participaram da luta e se uniram em torno da agenda comum e também o governo, que sempre se mostrou disposto a dialogar e em nenhum momento se negou a nos atender. É uma grande vitória para todos”, comentou a professora Alcilene Gurgel, presidente do Sinplac.

Uma das contrapartidas pedidas pelo governo foi que os sindicatos não se mobilizassem em 2012 por reajustes, uma vez que o aumento concedido também entrou no exercício financeiro do ano que vem. Em troca, garantiu que o aumento de 20% será linear, isto é, estendido a todo o funcionalismo público estadual.

Apesar da vitória, o Sinplac continuará negociando com o governo outras reivindicações da categoria, como: incorporação da PAVDP aos salários e a sua extensão a todos os professores licenciados, reformulação do PCCR e da Lei de Gestão Democrática, continuidade no reenquadramento, gratificação de 30% para os coordenadores pedagógicos, dentre outras reivindicações.

Fonte: Sinplac/ac24horas

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Olho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo